Curso de Informática: Aprendendo a editar textos no Word


Quando os professores passam trabalhos para que sejam entregues digitados, muitos alunos reclamam por ser um tanto complicado. Muitos alunos, que tem computador em casa, e que sabem mexer na ferramenta "Microsoft Office Word", fazem o trabalho num instante. Mas, e aqueles que não tem computador?
Na maioria das vezes, vão em Lan Houses e encomendam trabalhos. Depois, é só pagar, levar pro colégio e entregar ao professor sem nem mesmo ter lido. Ou esses alunos tem preguiça de passar um bom tempo em frente ao computador, ou não sabem utilizar a ferramenta. E é pensando nesses alunos, que a equipe do Blog Epifânio Dória irá disponiblizar, uma vez por semana, um curso contendo os métodos mais fáceis de utilizar o programa. A cada Quarta-feira, estaremos postando aulas explicativas de como editar textos e trabalhos. E antes de começar, vamos dar a ficha técnica do programa:
Nome: Microsoft Office Word
Versão que será trabalhada: 2007
Empresa: Microsoft Corporation
Criador: Bill Gates
Sistema Operacional: Windows XP, Vista e Seven
Gênero: Suíte de Aplicativos

Para treinar, é necessário ter um acesso á um computador que tenha o Microsoft Office instalado.

E agora, que voce já conheçe um pouco do programa, vamos começar o curso!


Quarta-Feira, 22 de Dezembro de 2010 - Primeira aula: Criar seu primeiro documento
Documento em branco do Word
    
Um documento em branco do Word.

  
Ao abrir o Word, você vê um documento em branco. Ele se parece com uma folha de papel e ocupa quase todo o espaço na tela.
  
Você precisa começar a trabalhar, mas como não está familiarizado com o Word, pode estar se perguntando como iniciar.
  
Onde você começa a digitar em uma página? Se você quer recuar a  primeira linha, como fazê-lo? Se as margens da página não estiverem como  você deseja, como alterá-las? E como salvar o que você digita para que o  seu trabalho não seja perdido quando o Word for fechado?
  
Vamos começar ajudando você a se sentir confortável com alguns fundamentos básicos do Word.
A Faixa de Opções no início da página e o ponto de inserção em um documento em branco
    
Texto explicativo 1 A Faixa de Opções no início da página.
Texto explicativo 2 O ponto de inserção.

  
Acima do documento, a Faixa de Opções se expande na parte de cima  do Word. Use os botões e os comandos na Faixa de Opções para informar ao  Word o que você deseja fazer.
  
O Word espera que você comece a digitar. O ponto de inserção, uma  linha vertical intermitente no canto superior esquerdo, informa-lhe onde  o conteúdo digitado aparecerá na página. Os espaços em branco à  esquerda e acima do ponto de inserção são as margens, sobre as quais  você aprenderá mais detalhes mais adiante no curso. Se você começar a  digitar agora, a página começará a ser preenchida, a partir do canto  esquerdo superior.
  
Se você quiser começar a digitar um pouco mais abaixo da página em  vez de no início, pressione a tecla ENTER em seu teclado até que o ponto  de inserção esteja no local em que você deseja digitar.
  
Se você quiser recuar a primeira linha digitada, pressione a tecla  TAB no teclado antes de começar a digitar. Isso moverá o ponto de  inserção meia polegada para esquerda.
  
Conforme você digita, o ponto de inserção se move para a direita.  Quando você alcançar o fim de uma linha no lado direito da página, basta  continuar a digitar. O Word se moverá para a próxima linha conforme  você digita.
  
Para iniciar um novo parágrafo, pressione ENTER.
Marcas de parágrafo, tabulação e de espaço em documentos do Word
    
Documento com marcas de formatação.
Texto explicativo 1 Marca de parágrafo extra: a tecla ENTER foi pressionada duas vezes.
Texto explicativo 2 Marca  de tabulação extra: a tecla TAB foi pressionada duas vezes, fazendo com  que o segundo parágrafo fosse recuado mais do que o primeiro.
Texto explicativo 3 Espaço extra entre as palavras: a BARRA DE ESPAÇOS foi pressionada duas vezes em vez de uma.

  
Imagine que você tenha digitado alguns parágrafos. Esses parágrafos  parecem estar muito distantes um do outro, e o segundo parágrafo começa  mais à direita do que o primeiro.
  
Você pode ver o que está acontecendo, observando as marcas de  formatação que o Word insere automaticamente conforme você digita. Essas  marcas estão sempre nos documentos, mas elas ficam invisíveis até que  você as exiba.
  
Para ver as marcas de formatação, use a Faixa de Opções, na parte superior da janela. Na guia Início, no grupo Parágrafo, clique no botão Mostrar/OcultarImagem do botão. Clique no botão novamente para ocultar as marcas de formatação.
  
Essas marcas não são apenas para serem mostradas. Você pode se livrar do espaçamento extra, excluindo as marcas extras.
  
Na primeira vez em que vir essas marcas, talvez você se pergunte,  "O que é isso?". E talvez fique preocupado de que as marcas de  formatação sejam impressas. Essas marcas não são impressas — elas não aparecerão nas páginas impressas, mesmo que você as veja na tela.
  
Então, o que são as marcas de formatação e o que elas significam? Aqui estão alguns exemplos:
  
O Word insere uma marca de parágrafo Marca de parágrafo  toda vez que você pressiona ENTER para iniciar um novo parágrafo. Na  imagem, existe uma marca de parágrafo extra entre os dois parágrafos, o  que significa que a tecla ENTER foi pressionada duas vezes. Isso cria um  espaço extra. Excluir a marca de parágrafo extra eliminará o espaço  extra entre os dois parágrafos.
  
Uma seta Imagem da seta  aparece a cada vez que a tecla TAB é pressionada. Na imagem, há uma  seta no primeiro parágrafo e duas no segundo, o que significa que a  tecla TAB foi pressionada duas vezes no segundo parágrafo.
  
Os pontos Ponto  mostram quantas vezes você pressionou a BARRA DE ESPAÇOS entre cada  palavra, ou se você pressionou acidentalmente a BARRA DE ESPAÇOS entre  as letras em uma palavra. Um ponto é um espaço; dois pontos são dois  espaços. Normalmente, deve haver um espaço entre cada palavra. Pontos, a  propósito, são diferentes de pontos finais nos fins das frases. Os  pontos finais (que você sempre vê) ficam no fim da linha. Os pontos  ficam mais acima, mais ou menos no meio da linha.
  
Na sessão prática, você verá como se livrar do espaço extra, excluindo as marcas de formatação extras.
Aula Terminada.
Pronto! A Primeira aula está completa!
Revisão:



Quarta-Feira, 05 de Janeiro de 2010 - Segunda Aula: Formatando o documento


Conforme você digita, o Word pode ocasionalmente inserir um sublinhado ondulado vermelho, verde ou azul abaixo do texto.

* Sublinhado vermelho Indica um possível erro de ortografia ou que o Word não reconhece uma palavra, tal como um nome próprio ou lugar. Se você digitar uma palavra que esteja correta, mas que o Word não reconhece, adicione-a ao dicionário do Word para que ela não seja mais sublinhada no futuro. Você verá como fazer isso na sessão prática.
* Sublinhado verde O Word considera que a gramática deve ser revisada.
* Sublinhado azul Uma palavra está escrita corretamente mas parece não ser adequada para a frase. Por exemplo, você digita "nenhum" mas a palavra deve ser "nem um".

O que você faz com os sublinhados? Clique com o botão direito do mouse em uma palavra sublinhada para ver as sugestões (de vez em quando pode ser que o Word não tenha correções alternativas). Clique em uma sugestão para substituir a palavra no documento e se livrar dos sublinhados. Observe que se você imprimir um documento com sublinhados, eles não aparecerão nas páginas impressas.

Uma observação sobre os sublinhados verdes e azuis: o Word é muito bom em ortografia, que é muito simples (na maior parte do tempo). Mas gramática e o uso correto de palavras requer algum julgamento. Se você acha que está certo, e o Word está errado, ignore as sugestões e livre-se dos sublinhados. Você verá como fazer isso na sessão prática.

Dica Se você preferir não parar toda vez que vir sublinhados ondulados, basta ignorá-los. Ao terminar, você pode dizer ao Word para verificar a ortografia e a gramática de uma só vez. Você aprenderá como fazer isso na sessão prática.

Margens de página diferentes no Word

Margens de página diferentes no Word
Clique no botão Margens na guia Layout da Página para alterar as margens.

As margens de página são os espaços em branco em torno das bordas da página. Existe uma margem de página de 1 polegada (2,54 cm) nos lados de cima, de baixo, esquerdo e direito da página. Esta é a largura de margem mais comum, que você deve usar na maioria dos seus documentos.

Mas se você quiser margens diferentes, deverá saber como alterá-las, o que poder ser feito a qualquer momento. Quando você digita uma carta breve, por exemplo, ou um recibo, um convite, ou um poema, talvez deseje margens diferentes.

Para alterar as margens, use a Faixa de Opções no início da janela. Clique na guia Layout da Página. No grupo Configurar Página, clique em Margens. Você verá tamanhos de margem diferentes, mostrados nas pequenas imagens (ícones), junto com as medidas de cada uma das margens.

A primeira margem na lista é Normal, a margem atual. Para obter margens mais estreitas, clique em Estreita. Se você quiser que as margens esquerda e direita sejam mais largas, clique em Larga. Quando você clica no tipo de margem desejado, seu documento inteiro é alterado para o tipo de margem selecionado.

Quando você escolhe uma margem, o ícone dessa margem fica com uma cor de plano de fundo diferente. Se você clicar novamente no botão Margens, essa cor de plano de fundo informa que tamanho de margem foi definido para o seu documento.


Aula Terminada.

Pronto! A Primeira aula está completa!

Revisão:

Hoje, aprendemos o que são aquelas linhas(sublinhados) chatos que ficam embaixao de palavras possivelmente erradas que nós tenhamos escrevidos, aprendemos como se livrar deles e aprendemos ainda como alterar ou modificar as margens da página para que fiquem de acordo com o texto digitado.

Lembrete: Não esquecam de treinar o Word em algum computador que voce tenha acesso, para que na prática voce possa aprender mais.
Está aí! Se voce tem duvidas, deixe comentários nessa postagem ou ao lado do Blog, em Recados e Sugestões, que tentaremos solucioná-las na próxima aula, que acontecerá Quarta, dia 12 de Janeiro. Esperamos que tenha aprendido algo!

Comunicado: Na Quarta-feira, dia 27, estava marcada a segunda aula. Por motivos maiores, essa ula não pode acontecer. Desde já desculpamos o incoveniente e esperamos voces na proxima aula!